Bíblia

sábado, 15 de junho de 2013

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em Santos

Desde 2004 a data é comemorada no dia 14 de junho.
Interessados em doar sangue devem procurar o Hemonúcleo de Santos

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta-feira (14). A data, lembrada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2004, tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo e conscientizá-los da importância da doação de sangue.
Para ser doador é necessário ter entre 16 e 67 anos, e a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos. Menores de 18 só podem doar com autorização dos responsáveis. A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, também comemora o dia da doação de sangue.
O doador também precisa estar em boas condições de saúde, pesar, no mínimo, 50 quilos, e estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). Além disso, deve evitar alimentação gordurosa por pelo menos quatro horas antes de doar sangue. Gravidez, ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12h, tatuagem nos últimos 12 meses, uso de drogas ilícitas injetáveis e doenças como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV) e Malária são alguns dos fatores que impedem a doação.
Quem já é doador, precisa respeitar os intervalos: homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com pausas de 60 dias. Já as mulheres podem doar até três vezes por ano, em intervalos de 90 dias. Para a doação, é necessária a apresentação de documento original com foto, como RG, carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho.
Os interessados em doar sangue devem procurar o Hemonúcleo de Santos, no litoral de São Paulo, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para outras informações, o doador pode entrar em contato com o serviço, pelo telefone (13) 3233-4265.

Do G1 Santos

Comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue movimenta Fhemeron

O Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal (Nativida/HLA) em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) realizaram nesta sexta-feira, dia 14 de junho, a comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Na oportunidade, também foi lançada a campanha estadual “Quando você doa sangue está doando vida! Alguém espera por isso”.
Várias ações simultâneas foram realizadas durante o evento e voltadas aos doadores cadastrados na Fhemeron que foram, um a um, convidados a participar da solenidade. Testes de glicemia, exame para auferir a pressão, distribuição de camisetas, lanches e sorteio de brindes, foram algumas das programações oferecidas ao público.
Para o diretor do Nativida, José Carlos Morão, a parceria é mais uma forma de unir forças para a conscientização da população para a doação de sangue e também para abranger outro assunto de extrema importância para a saúde mundial: o estímulo ao cadastramento para os doadores de medula óssea. “O Nativida é habilitado pelo Ministério da Saúde há dois anos para fazer este trabalho de histocompatibilidade de doadores de medula óssea no estado de Rondônia. Fazemos também a tipagem sorológica dos pacientes pré-transplante. É um trabalho bastante amplo essa parceria com a Fhemeron e fundamental, pois eles são responsáveis pelos cadastramentos e nós entramos com a realização dos exames”, explicou Morão.
Para o presidente do Fhemeron, Orlando Ramires a comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue é também uma homenagem aos doadores de repetição, ou seja, os doadores que enxergam a doação de sangue como um compromisso com a sociedade.
“É o reconhecimento da importância dessas pessoas que saem de casa e chegam até ao hemocentro com o intuito de salvar vidas. Então além de comemorarmos a data, essa solenidade é uma forma de dizermos a cada uma destas pessoas o nosso muito obrigado”, concluiu Ramires.
Novos doadores de medula óssea
A ONG, Amigo do Transplante de Medula Óssea (ATMO), aproveitou a oportunidade para divulgar a campanha para o transplante de medula óssea e sensibilizar os doadores voluntários de sangue para o cadastramento no Registro de Doadores de Medula (Redome). Várias doadores voluntários foram cadastrados durante o dia.
“Consideramos essa comemoração muito importante, pois a comunidade precisa saber cada vez mais sobre a doação de sangue e de medula. Por exemplo, poucos sabem que uma bolsa de sangue pode salvar até três vidas e a questão da medula óssea está atrelada a tudo isso por que não deixa de ser um trabalho de responsabilidade também do hemocentro e eles dão muito apoio a essa atividade”, disse o coordenador da ATMO em Rondônia.

Como funciona a doação de medula

O coordenador da ATMO aproveitou para explicar que algumas pessoas confundem a coleta do sangue para a análise de compatibilidade com o ato de doar, de fato, a medula. “Na realidade quando se fala em doação de medula óssea está se falando de um coleta de 5 ml de sangue que ocorre durante um procedimento muito rápido com o preenchimento de uma ficha simples e esse material servirá para um exame que irá colocar o doador no Redome. Aí sim se houver a compatibilidade com alguém que esteja precisando do transplante, então este doador é convidado para fazer a remoção da medula e desta forma contribuir para salvar uma vida”, declara o coordenador da ATMO.
Fonte: Assessoria                             Autor: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário